Galera,
Algumas vezes podemos nos deparar com cenários aonde o Transaction Log de uma database configurada com Recovery Model FULL não para de crescer e o mesmo nunca é truncado, mesmo que os backups de transaction log ocorram com frequência. Este comportamento pode ocorrer por várias razões: transações ativas, backups/restores em andamento, replicação, entre outros motivos, os quais você pode conferir neste link.
Neste post vamos falar de um motivo específico no atraso do truncamento do log de transação: REPLICATION. Mais especificamente SNAPSHOT REPLICATION e de como aplicar uma possível solução de contorno para situações de emergência.
Para conferirmos o motivo da não reutilização do log de transação podemos sempre utilizar a coluna log_reuse_wait_desc da tabela de sistema sys.databases, conforme consulta abaixo:
Como podemos conferir na imagem abaixo o motivo do nosso log não ser truncado/reutilizado é devido a uma replicação configurada na instância do SQL Server.
Se esta replicação configurada for do tipo SNAPSHOT, seu log de transação estiver cheio, você estiver sem espaço em disco e não souber o que fazer, comece executando o comando abaixo na sua database:
Se o resultado do comando DBCC OPENTRAN for semelhante ao retorno exibido acima há uma saída.
Na sua base de dados que está com o log de transação cheio e não pode ser reutilizado devido a replicação, conforme conferido anteriormente na coluna log_reuse_wait_desc execute o comando abaixo:
Após a execução deste comando as pendências de replicação devem estar resolvidas e o seu log de transação poderá ser reutilizado. Agora você deve garantir que a replicação está replicando todas alterações de estrutura para garantir a integridade da mesma.
Atenção: O comando sp_repldone deve ser utilizado apenas em situações de emergência. Esta não deve ser considerada como a solução definitiva do problema e sim apenas uma solução de contorno.
Referências:
https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms173775(v=sql.120).aspx